contato@medlabbahia.com.br
(77) 3611-1095
O Laboratório Medlab reuniu algumas perguntas feitas por seus pacientes, quando existem dúvidas em relação à coleta de exames laboratoriais.
Nem todos os exames necessitam de jejum. O tempo de jejum pode variar entre 4 a 12 horas, de acordo com o exame.Qualquer exame pode ser feito à tarde? Alguns não. Por exemplo, dosagens de Prolactina, devem ser realizadas pela manhã, porque ocorrem variações durante o dia. Existem exceções, e algumas vezes a própria solicitação do médico pede a coleta em horários diversos.
Não, mas a água deve ser tomada com moderação, pois o excesso interfere em alguns exames, como o de urina. A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevadas, se ingerir uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame terá um resultado falsamente baixo.
Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior à coleta, apresentará resultado falsamente elevado. O ideal é não mudar a alimentação.
É fundamental o jejum de 12 horas para a coleta de sangue, na dosagem de triglicérides e frações do colesterol.
Sim, em especial o de triglicérides. O uso de qualquer bebida alcoólica na véspera da coleta é suficiente para elevar seus níveis, alterando os resultados. O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol e Gama GT, em intensidade variável. Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
Alguns exames podem ter seus valores alterados pelo esforço físico. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que se costuma chamar de condições basais. Testes feitos após exercícios físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos atualizados em condições normais.
Vários medicamentos podem interferir nos exames e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado aos recepcionistas do laboratório. Por exemplo, medicamentos que contém ácido acetil salicílico (AAS, aspirina, melhoral, etc.), quando em altas doses, podem interferir nos exames de coagulação. A suspensão de qualquer medicamento antes da coleta dos exames só pode ser feita com autorização do médico.
Sim, o fumo pode alterar vários exames; evite fumar no dia da coleta.
Nos exames de urina pode causar alteração, por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Nos casos de urgência, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. No caso dos exames de sangue, geralmente não há problemas, porém diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual e portanto é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado.
Isto se chama hematoma e ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia. Pode ocorrer em pessoas com veias finas, profundas ou com pressão interna elevada; por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue ou por compressão insuficiente no local da punção. O ideal nesses casos, é a aplicação de gelo no local, que pode ser feita três vezes ao dia e se mostra útil até 48 horas após o aparecimento do hematoma.
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia.
Dependendo do caso pode atrapalhar. De maneira geral, aconselha-se evitar exercícios físicos antes da realização dos exames.
Sim. Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.
Alguns exames são solicitados para diagnóstico da causa da febre e de outros sinais ou sintomas e servem para orientar o tratamento. Por outro lado, exames realizados para controle clínico ou para acompanhamento de doenças não associadas ao quadro febril, não devem ser realizados fora das condições normais de saúde, atividade física e alimentação. Consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer exames nesta situação.
Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 14 horas) também causa variações nos exames. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o melhor resultado dos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado, mas o médico do laboratório poderá ser consultado para avaliar cada caso em particular.
Eventualmente podem interferir. Meios de contraste são substâncias de natureza química diversa, utilizados em muitos exames de diagnóstico por imagem. Há grande diversidade de meios de contraste e, cada exame, utiliza volume de contraste variável. Contrastes podem ser administrados por várias vias: oral, venosa, arterial, e, por outras vias, em situações específicas. O ideal para evitar interferências em exames de laboratório é que a coleta seja feita antes do uso dos meios de contraste. Alguns contrastes iodados podem interferir em exames de laboratório por tempo longo, inviabilizando a coleta de determinados exames. O médico do laboratório poderá avaliar cada caso em que tenha ocorrido uso prévio de contraste, antes da coleta dos exames.
O primeiro jato de urina carrega células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com material da uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas o material que está na bexiga.
O Laboratório de Análises Clínicas Medlab foi fundada em 2021 para atender os pacientes de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães com a melhor excelência possível.
Rua das Turbinas, 129, Barreirinhas, Barreiras - BA
barreiras@medlabbahia.com.br
(77) 3611-1095 / 9 9901-8008
Rua Paraíba, 590, Centro, Luís Eduardo Magalhães - BA
lem@medlabbahia.com.br
(77) 3628-0243 / 9 9991-7481